terça-feira, 22 de maio de 2012

A Adolescência e Outros Dramas









A adolescência. Uma fase complicada que cada um vive à sua maneira. Este diário retrata um verdadeiro estereótipo de uma adolescente que faz do 8, 80! Todas as complicações e desgostos de amor, de repente tomam proporções gigantescas. 
Entre lamentos e muitos e muitos dramas, esta jovem vai descobrir as maravilhas da adolescência... Se as queres conhecer, lê a nossa história!


Autores: Beatriz Cardoso, Inês Ruivo, Josina Lopes da Silva, Mariana Pais, Nuno Sousa, Yumna Hatia, Margarida Pimenta e Débora Nascimento 8.ºA

Dia 10 de maio 2012
Querido diário,        
A adolescência. Juro. Juro por tudo que não compreendo a razão para os adultos dizerem uma e outra vez que adolescência é a melhor altura da nossa vida. Como podemos considerar a melhor altura da nossa vida os intermináveis anos em que nos vemos forçados a adaptarmo-nos aos caprichos do nosso corpo, os anos em que nos fazem a famosa pergunta “O que queres ser quando fores grande?” e nos apercebemos que teremos de carregar o fardo de não fazermos a mais pequena ideia do que vamos fazer com a nossa vida, os anos em que vivemos a pressão de nos definirmos como seres humanos e o mais preocupante, os anos em que nos nasce uma borbulha gigantesca na ponta do nariz quando queremos sair com o nosso mais-que-tudo! É demasiado! Simplesmente é demasiado…
         A história que vos estou prestes a contar pode ser, infelizmente, familiar para muitos. Talvez nem por experiência própria, mas por conhecimento alheio… Melhor dizendo, por coscuvilhice.

         Estou no décimo segundo ano de escolaridade e quanto a isso só tenho uma coisa a dizer: finalmente! Depois de tantos anos a suportar este castigo, este inferno de exigências e alcunhas traumatizantes, este peso nos ombros a que chamam escola. Dizem que a fase seguinte, a faculdade, é bastante mais suportável apesar de ter de se estudar muito. Penso que é um pequeno preço a pagar para ter um descanso dos meus pais. Ah, os meus pais. Impedem-me de ir ao cinema com o meu “amigo”, sair à noite, resumindo dizem que a adolescência é melhor altura da minha vida, porém não me deixam aproveitá-la. Às vezes gostava de ser como os outros, estou há demasiado tempo “presa” nestas quatro paredes e a faculdade é o meu bilhete de saída. Ainda no outro dia, os meus amigos oficializaram a nossa ida a Andorra para uma “snowboard trip” e como não podia deixar de ser recebi como resposta um “não” bem redondo, misturado com ironia. Esta viagem era a mais importante de sempre, aquela por que esperámos durante 12 anos, a viagem de final de ciclo!
         Ainda no outro dia, convidei alguns amigos para virem cá a casa. Não sei como nem porquê mas os meus pais deixaram, sem sequer se importarem! Como já era de esperar, como quase tudo na vida tem segundas intenções, eles queriam conhecer aquele em que estou sempre a pensar, aquele que amo, aquele que me ouve, que me aconselha, que está sempre lá para tudo o que eu precisar: “ o meu mais que tudo “. Foi dos piores momentos da minha vida, acho que nunca me tinha sentido tão envergonhada. O meu pai não parava de fazer perguntas e de questionar tudo o que ele fazia! Como é normal, as raparigas da minha idade, são muito protegidas pelos pais. Mas o que vale é que o meu “ mais que tudo “ é muito compreensivo, esta é uma das suas maiores qualidades, ele é tão lindo!
        

Dia 15 de maio de 2012
Querido diário,

Estou tão triste! Nem posso acreditar no que aconteceu! Não sei se já te disse mas o meu mais que tudo não é da minha turma. Estou tão arrependida de ter falado bem dele no outro dia! Nem consigo falar sobre o assunto pois a lágrimas vêm-me logo aos olhos.
Quando saía da sala, vi-o agarrado a uma rapariga, ainda não percebi bem quem era mas eu juro que ainda vou descobrir. Tentei falar com ele mas não tive coragem …
Olha, tenho de me ir embora, tocaram a campainha, não estou com vontade nenhuma de ir ver quem é, mas não está mais ninguém em casa.
Beijos

Querido diário,                                                   
 Dia 18 de maio de 2012


Hoje estou mais em baixo do que nunca e preciso mesmo de desabafar contigo. Descobri quem era a rapariga que estava abraçada ao meu namorado, nem imaginas…. Era a minha melhor amiga! Hoje é um daqueles dias que só me apetece chorar. Não sei se fale com ela ou simplesmente finja que nada aconteceu. Agora tenho de ir embora, vou comer, até amanhã.
Beijos.

Querido diário,

Tenho más e boas notícias. As más são: as coisas entre mim e a minha melhor amiga estão cada vez piores! Agora já não almoçamos juntas à terça-feira e não temos falado sobre “os nossos assuntos” uma com a outra … Em relação ao meu namorado também não estão muito famosas, acabámos a nossa relação porque ele e a minha melhor amiga gostam um do outro e têm andado sempre juntos.
Agora vêm as boas: conheci um rapaz bastante querido chamado Miguel. Eu não falo muito com ele, mas pelas suas atitudes e pela sua maneira de ser parece bastante interessante. Todos dizem que ele sempre gostou de mim, mas eu nunca dei muita importância a isso. Mas agora que o estou a conhecer melhor vejo que desperdicei uma grande oportunidade pois acho que estou a sentir algo por ele. Amanhã volto com mais novidades, até amanha!
 Beijos.


Querido Diário,                                                                                             Dia 23 de maio de 2012

         Hoje trago-te boas notícias, fui falar com o Miguel e chegámos a uma conclusão, vamos deixar as coisas correrem naturalmente e sem pressões, por isso vou deixar-te uma última mensagem… Eu e o Miguel namoramos!!! Mas claro, com muita calma…

Beijos, um dia destes regresso com mais novidades, boas espero! (:


12 comentários:

  1. Autoras de "As aventuras estranhas de Norm"28 de maio de 2012 às 08:41

    Adoramos a historia...Esta bastante original e adoravamos ter a vossa criatividade!!

    ResponderEliminar
  2. Que romântico... QUE MALUCAS!!! Mal acaba com um,vem outro!!!

    ResponderEliminar
  3. ines pereira 5º ano31 de maio de 2012 às 12:24

    amigos do 8º ano, adorei mesmo esta história pois retrata o vai acontecer ou já aconteceu a imensas pessoas, a adolescência.
    espero que, em breve escrevam mais histórias para o colégio!!!
    <3

    ResponderEliminar
  4. Rita Rodrigues- Dois casamentos, um amor 4ºA3 de junho de 2012 às 04:12

    Gostei da vossa história. Acho-a triste, engraçada,romântica e importante. Posso dizer-vos que acho que aprendi algumas coisas com a vossa história. =)

    ResponderEliminar
  5. Adoro este texto porque acabei de aprener algumas das dramas que há na faculdade. espero que isso nao me aconteça. estão de parabens.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela vossa história,gostei muito, está bastante realista. continuem assim!

    ResponderEliminar
  7. Esta história tem ideias muito criativas. Adorei esta história pois foi escrita na forma de um diário. Gostei muito!!!

    ResponderEliminar
  8. Espetacular!Que criatividade

    ResponderEliminar
  9. Três palavras: má-xi-mo! Lol
    obrigada pelas dicas para um futuro próximo!
    Eu e penso que vocês também, acho que a adolescência deverá ser uma grande aventura, ao contrário do que muitas pessoas pensam.
    História que revela a realidade de uma maneira diverida!
    Diário, querido diário, acho que estou na adolescência! Lol
    História linda de «morrer»!

    ResponderEliminar
  10. Maria Miguel Póvoa 5ºA10 de junho de 2012 às 08:03

    Adorei a vossa história pois está em formato de diário e também porque dá dicas para a adolescência.Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Margarida Matos 5º-A12 de junho de 2012 às 11:33

    Olá colegas do 8º A.
    Acho que a vossa história é muito intresante pois ensina-nos que a adolescência é uma fasse muito importante na nossa vida e que deve ser controlada.
    Adorei o diário e estou á espera de mais novidades.
    Beijinhas ,
    da Margarida 5ºA

    ResponderEliminar
  12. Esta história retrata os momentos mais díficeis da adolescência.
    Gostei muito!!!

    ResponderEliminar